OFFSHORE e FIC: conheça esses fundos de investimentos

Você sabe porque o fundo offshore é interessante para o investidor? Hoje vamos te explicar o que é esse fundo, como ele funciona e quais são suas vantagens no mundo dos investimentos. Além disso, esse é um assunto cobrado no seu exame ANBIMA. Então pegue o lápis e o papel e vem com a gente até o final!

Além disso, vamos falar sobre o FIC, Fundo de Investimentos em Cotas para que sua compreensão nesse assunto seja completa. Vamos lá?

O adjetivo offshore indica que esse fundo possui atuação fora do território nacional. Esse é o nosso ponto de partida. Do inglês, “off”, significa “fora” e “shore” representa “costa”, que pode ser interpretado como “território”.

Sendo assim, já que esse tipo de fundo de investimento (F.I.) é constituído fora do Brasil, geralmente os países escolhidos para constituir um fundo Offshore são aqueles que possuem uma baixa carga tributária. Essa escolha vem com a intenção de potencializar o ganho, isto é, a rentabilidade líquida do investidor.

Então, para o investidor adquirir cotas desse fundo, ele também precisa ter seu capital em alguma conta fora do país.

Como isso acontece?

O fundo vai captar os recursos desses investidores (que podem inclusive serem brasileiros, mas com conta no exterior) e vai comprar títulos no mercado. Podem ser títulos de outras empresas, mas também podem ser títulos brasileiros que são negociados lá fora. O Brasil possui papéis que são negociados na Bolsa de Valores de Nova York, por exemplo.

Então, o fundo Offshore pode sim comprar esses papéis que vão estar lastreados em uma empresa brasileira, mas que estão sendo negociados em um outro território.

DICA DE OURO: É importante saber que o gestor do fundo de investimento offshore fica sediado no Brasil. A prova da ANBIMA pode te cobrar essa informação.

FIC – Fundo de Investimentos em Cotas

Um fundo de investimento convencional age desse forma: o gestor do fundo pega os recursos que estão dentro do fundo X  e vai diretamente buscar ativos no mercado. No FIC, ao invés de comprar títulos diretamente, ele compra cotas de outros fundos de investimento.

Dessa forma, a rentabilidade gerada nesse fundo é referente à das cotas que esse FIC comprou desses outros fundos de investimento. Em outras palavras, sua rentabilidade está atrelada a outros fundos de investimento.

A nomenclatura de FIC vai estar sempre à frente das outras características referentes ao fundo de investimento que ele está atrelado. Por exemplo, você pode ver um FIC de Fundo de Investimento Renda Fixa X. Então, sempre que houver a sigla FIC no início, você já consegue identificar o que isso significa. Certo?

Aposto que você aproveitou essa mini-aula sobre offshore e FIC. Então, se você aprendeu com a gente, clique aqui, conheça nosso curso e tenha acesso a muitos outros conteúdos que caem na ANBIMA!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *