COPOM: Conheça o Comitê de Política Monetária

O conteúdo de hoje impacta muito a vida de todos nós, como cidadãos, além de ser um assunto imprescindível para o conhecimento dos profissionais que trabalham no mercado financeiro. A prova da ANBIMA cobra que você saiba tudo sobre o COPOM, o Comitê de Política Monetária, então pegue o caderno e a caneta e vem com a gente até o final!

Além disso, saber como o COPOM funciona também te dá subsídio de informação para orientar melhor os seus clientes de acordo com os rumos que a economia segue no país.

O Comitê foi criado em 1996 com a função de organizar a política monetária do país e trazer mais transparência sobre as diretrizes da taxa de juros básica, a Selic. De acordo com o Banco Central do Brasil (BACEN), os objetivos principais do COPOM são:

  • Implementar a política monetária
  • Estabelecer a meta da Taxa Selic
  • Analisar relatório de inflação

  Política monetária

A taxa de juros é a principal ferramenta de controle da política monetária, instrumento utilizado em diversos países desenvolvidos, como os EUA e a Alemanha. Uma vez que as metas de inflação não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN escrever uma carta aberta, destinada ao Ministro da Fazenda, justificando os motivos de não ter-se atingindo as metas e indicando quais serão as medidas tomadas para balancear a situação.

Taxa Selic

O COPOM se reúne 8 vezes por ano e, nessas ocasiões, discutem e definem a taxa Selic Meta, aquela utilizada nos títulos públicos federais negociados no mercado. Além disso, durante essas reuniões que duram 2 dias, o Comitê decide outros pontos da economia brasileira:

  • A conjuntura doméstica levando em consideração a inflação
  • A atividade econômica do país
  • A dinâmica e reservas internacionais
  • O mercado de câmbio
  • O mercado monetário

As atas das reuniões são divulgadas publicamente uma semana após o encontro, mantendo o objetivo de transparência.

No primeiro dia da reunião, a sessão é aberta para a imprensa e demais economistas, enquanto o segundo dia é fechada aos membros do COPOM e o chefe do Depep (Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central). Ao final da reunião, a votação é realizada buscando sempre o consenso, com a decisão final do presidente do COPOM, que possui o voto de minerva. Assim, é decidido se haverá alteração ou não da taxa Selic Meta, sendo divulgado logo em seguida para a imprensa.

Gostou desse conteúdo ANBIMA e quer ter acesso a tudo que é cobrado na prova? Clique aqui e conheça nosso curso preparatório.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *