Compliance e controles internos: acesso e segurança à informação

Olá caro leitor! Você está aqui para saber o que significa o termo compliance no mercado financeiro? Então você veio ao lugar certo. Para começar, você precisa saber que esse termo representa conformidade. Regras. Processos. Controles.

Toda instituição deve manter os controles de conformidade. Sendo assim, também vamos abordar os controles internos de uma instituição financeira. Para que isso aconteça, devem existir setores que garantam a conformidade desses processos. Essas são chamadas as áreas de compliance dentro dos bancos.

Saiba que a prova da ANBIMA vai te cobrar esses conceitos sobre os controles internos da instituições. Então, vem com a gente e fique bem atento a este conteúdo! Agora, vamos conhecer as principais regras de compliance dentro de uma instituição financeira.

Segregação de atividades

A segregação de atividades significa a sua divisão.  Por que essa regra precisa ser mantida para o controle interno de um banco? Porque uma instituição financeira opera com diversos produtos de investimento e realiza uma série de operações, como, por exemplo, uma área que cuida de fundos de investimento e outra que presta serviço pra lançamento de ações no mercado de uma empresa.

Agora imagine essa situação: o gestor de um fundo, que está dentro daquela instituição, descobre que está acontecendo um desvio de informações privilegiadas. Vamos supor que existe o lançamento de um projeto de alguma empresa que o banco está prestando assessoria financeira e a informação privilegiada é que há uma tendência de que os papeis dessa empresa sofram uma valorização.

O vazamento de informações privilegiadas é um grave problema, pois o profissional que teve acesso a essa informação pode se comportar de tal forma que ele obtenha um ganho que não está compatível com o mercado. Isto é, se nós queremos manter o mercado financeiro em condições de igualdade para todos os investidores, eles precisam ter o mesmo nível de informação, não é mesmo?

Para evitar conflitos de interesse, é uma regra que as instituições mantenham uma divisão das atividades internas para manter o mercado justo e evitar os tipos de situação como a do exemplo acima.

Testes periódicos de sistema

Já que o compliance pretende vincular as informações em sistemas, eles precisam garantir que esses sistemas sejam confiáveis. Com esse intuito, eles realizam testes periódicos para verificar a segurança das informações, principalmente aquelas que estão mantidas em meios eletrônicos.

Canal de comunicação para funcionários

A existência desse canal é extremamente importante, pois permite que todos tenham acesso à informação necessária para realizar seu trabalho, ou seja, aquelas que são relevantes para o seu cargo de atuação.

Veja só, se você é funcionário de uma instituição, você precisa cumprir uma série de regras e procedimentos, certo? Sendo assim, você precisa de um espaço em que você tenha acesso a essas informações. Afinal, se você não cumprir as atividades que lhe são destinadas por conformidade, sofrerá sanções administrativas. E já que você está sujeito a sanções por não trabalhar dentro das regras, o acesso a elas é imprescindível.

Controle de auditoria

Em uma instituição financeira enquanto compliance, também deve haver um setor de auditoria independente que não sofra influências internas e assegure que tudo esteja funcionando em conformidade.

Agora vamos conhecer outras 3 responsabilidades básicas do setor de compliance:

1 – Implantar e implementar os controles internos

2 – Estabelecer os objetivos dos controles internos e quais serão os procedimentos para implantá-los

3 – Certificar-se do cumprimento de todos os procedimentos do controle interno

Esses 3 passos servem para manter a boa imagem da instituição, o que pode gerar sérias consequências, como a falta de credibilidade da instituição no mercado. Percebeu a importância do setor de compliance/controles internos dentro de uma agência bancária?

Se restou alguma dúvida, fique à vontade e pergunte nos comentários. Mas atenção, esse conteúdo completo você só encontra no nosso curso preparatório ANBIMA. Clique aqui  e tenha acesso a todos os conteúdos que podem cair no exame oficial.

Um comentário sobre “Compliance e controles internos: acesso e segurança à informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *