Você sabe o que é Benchmarking?

Sabe aquela pessoa que você admira na sua profissão? Por exemplo, se você trabalha em uma agência financeira, existe aquela pessoa que você considera um ótimo profissional e se espelha nela? Uma referência? Esse é o seu benchmarking.

Então benchmarking é isso, uma referência, simples assim. Entretanto, no mercado financeiros ele possui um papel específico que é de grande ajuda aos investidores e consultores.

No mundo dos investimentos, é comum utilizar o bench como uma referência em produtos de investimento. Dessa forma, existem fundos que possuem indicadores financeiros como forma de benchmark.

E se você e/ou seu cliente procuram adquirir retorno financeiro com esse produto, o benchmanrk é útil para observar se aquele produto de investimento resultou em uma boa remuneração ou não. Se você não tiver uma referência, ficará difícil de saber se o investimento foi bom ou ruim. Concorda comigo?

Dessa forma, a referência serve pra saber se o desempenho daquele produto de investimento foi interessante. Agora vamos ver como isso funciona na prática.

Os benchmarkings mais comuns

Existem os benchs mais comuns para os fundos de investimento de renda fixas, e outros para os de renda variável. Vamos ver quais são?

Os benchmarkings mais comuns em renda fixa são o CDI e o Selic. Isso significa que esses, geralmente, são as referências para os fundos de investimento com renda fixa.

Vamos exemplificar: há um CDB que rende com base na porcentagem do CDI. Suponhamos que o CDB renda 70% do CDI. Então, o CDI é o benchmarking aqui (e também o indexador, nesse caso).

Agora suponha que um fundo de investimento X teve uma rentabilidade de 1,40 e o CDI daquele mês foi de 1,00. Se o resultado do seu fundo de investimento for esse, significa que é um resultado positivo, pois esse valor expressa que ele rendeu 140% do CDI.

Se a rentabilidade fosse 0,40 (ou 40%) do CDI, significaria que o resultado não foi o esperado, porque não rendeu nem o valor do CDI completo.

Nos fundos de renda variável, os benchs mais comuns são o IBrX e o Ibovespa, que funcionam da mesma forma que os exemplos acima.

Sendo assim, sempre vamos ter isso aqui: a rentabilidade do produto, o benchmarking e o resultado de como foi o desempenho do produto em relação ao benchmarking.

Entendeu a importância de haver uma referência no mercado financeiro? Você, como um futuro profissional CPA-20, precisa ter esse conceito em mente, já que esses investimentos farão (ou já fazem) parte do seu dia a dia profissional.

Imagine só: você vai orientar seu cliente a agir da melhor forma com os papéis de fundo de investimento dele. Você será o consultor financeiro dos clientes, aconselhando-os. Então já sabe: fique de olhos nos benchmarks financeiros, acompanhe o valor dos índices, e já vai saber como guiar seus clientes no mundo dos investimentos.

Ajudar seu cliente a subir de vida financeiramente é muito recompensador. Você, profissional da área, possui uma importante responsabilidade nisso. E, para isso, você precisa ter a CPA-20.

Se quiser aprender muito mais sobre os conteúdos que caem no exame CPA-20 da ANBIMA e ser um consultor e analista financeiro, clique aqui e conheça nosso curso preparatório.

LEIA MAIS: Reforma da Previdência: o que isso afeta na sua aposentadoria?

2 comentários sobre “Você sabe o que é Benchmarking?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *