Finanças pessoais: como equilibrar seu próprio orçamento?

Você trabalha com o mercado financeiro, está inserido no mundo econômico, mas muitas vezes não consegue manter o controle das suas finanças pessoais? Agora seus problemas acabaram. Pegue lápis e papel e anote as dicas para manter seu próprio balanço de capital equilibrado.

Dentro de finanças pessoais, existem alguns pontos bem importantes pra que nós possamos entrar no assunto. O primeiro deles é o orçamento doméstico, que se resume em entender o que você tem de receitas e o que você tem de despesas.

As receitas são os seus direitos a receber, ou seja, o seu salário, ou qualquer outro dinheiro que entre na sua conta todo mês. As suas despesas são suas obrigações, isto é, o que você tem para pagar. No orçamento doméstico, é necessário trabalhar com receita líquida sempre, deduzindo o imposto que será descontado da receita bruta. Dessa forma, você lida com o que realmente cai na sua conta.

O ideal é que, ao subtrair as despesas das suas receitas, esse valor não fique no negativo. Isso vai acontecer se você tiver mais receitas do que despesas, assim, resultando em um orçamento doméstico positivo.

Uma boa estratégia para que você possa se planejar é antecipar o planejamento dos meses seguintes. Dessa forma, se você está em janeiro, você já planeja as finanças do mês seguinte, fevereiro. Essa antecipação permite que você tenha previsibilidade do que vai acontecer financeiramente no seus meses.

Fluxo de caixa

Ainda dentro de finanças pessoais, há o chamado fluxo de caixa. Aqui, estamos nos referindo a datas. Quando você recebe? Quando você precisa realizar os pagamentos? Ter domínio do seu fluxo de caixa vai fazer com que você consiga casar as datas de recebimento com as datas de pagamento.

Quando esse controle não existe, pode acontecer de haver obrigações antes de ter direitos, ou seja, ter que realizar pagamentos antes da receita cair na sua conta. Isso evita que você tenha que recorrer a créditos, ou seja, empréstimos para poder pagar suas obrigações.

Balanço patrimonial

Para finalizar o conceito de finanças pessoais, vamos falar sobre o balanço patrimonial. Esse é um assunto que vemos bastante em empresas, mas é pouco discutido na vida pessoal. Quando falamos sobre os ativos e passivos, os ativos são o seu dinheiro – ou o que você possui que pode se transformar em dinheiro – por exemplo seus investimentos, a sua casa, o seu carro, sua conta corrente, entre outros.

Os passivos são suas obrigações, como os financiamentos que você precisa pagar, o cheque especial, o empréstimo consignado, etc. Quando fazemos a subtração dos ativos menos os passivos, o resultado é o patrimônio líquido, que é o que você possui de dinheiro pra pagar o quanto deve. Esse é o ponto principal de um balanço patrimonial positivo e de uma vida financeira equilibrada.

Liquidez dos ativos

Dentro do bloco de ativos do balanço patrimonial, os imóveis possuem a liquidez um pouco comprometida, pois não são tão fáceis de vender. Então, dentro do seu bloco ativos, precisa haver um equilíbrio entre ativos que tenham baixa liquidez e alta liquidez.

Os ativos de alta liquidez vão te trazer um potencial de rentabilidade maior, e nos ativos de baixa liquidez o potencial de rentabilidade é menor.  Então, quando falamos de planejamento financeiro, você também precisa equilibrar essa liquidez do seu bloco de ativos.

Gostou desse conteúdo e quer se aprofundar nos conhecimentos sobre o mercado financeiro? Clique aqui e conheça nosso site.

Um comentário sobre “Finanças pessoais: como equilibrar seu próprio orçamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *