Política Monetária: o que você precisa saber para passar na ANBIMA?

Política monetária é um conjunto de estratégias do Governo Federal para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. Você conhece as 3 políticas monetárias que existem e são cobradas no exame oficial da ANBIMA? Continue lendo até o final e conheça quais são elas!

Depósito Compulsório

O depósito compulsório é uma estratégia pra fazer com que os bancos tenham mais ou menos dinheiro em caixa. Como isso funciona? Bom, todo banco faz captação de recursos, certo? Seja através dos depósitos em poupança, transferências em conta corrente, investimentos, etc. Uma parte desse dinheiro que entra no caixa do banco vai para o depósito de garantia que o Banco Central exige de todas as instituições financeiras.

O BACEN é o órgão superior aos bancos, lembra dele? Sendo assim, é ele quem fiscaliza e executa todos os normativos, as estratégias e as políticas que os bancos devem seguir. O BACEN é o órgão intermediário entre o Governo Federal e as instituições financeiras.

Como o BACEN possui essa relação com as instituições financeiras, ele exige dos bancos um percentual de garantia daquele dinheiro que é recolhido pelos bancos nesses produtos (conta corrente, poupança, CDB, entre outros). A conta do percentual é calculada através de uma conta interna que todo banco possui lá no BACEN.

Vamos supor uma situação?

Imagine que, de 100% dos recurso que o banco recolhe, o BACEN exija 30% desse valor. Isso significa que esses 30% o banco não pode mexer, pois está como garantia para o Banco Central. Isso não é opcional, o banco é obrigado a fazer esse depósito compulsório.

Vamos entender qual é o intuito do Governo com essa política monetária? Veja só, se o Governo precisa retirar dinheiro circulante da economia, ele aumenta a taxa do percentual compulsório, para fazer com que os bancos tenham menos dinheiro em caixa. Por outro lado, se o Governo quiser que entre dinheiro na economia do país, ele diminui essa taxa.

 Redesconto

Quando falta dinheiro no caixa de uma instituição financeira, existem algumas formas que elas podem recorrer para buscar recursos no mercado. Uma dessas formas é buscar empréstimo com o BACEN. Esse órgão possui uma ferramenta de empréstimo aos bancos, que são chamados de redesconto.

Nos casos em que o Banco Central oferece empréstimos com o intuito de injetar capital em caixa, ele cobra uma taxa de juros baixa. Dessa forma, o dinheiro fica mais barato para os bancos, pela taxa baixa de juros. Logo, o banco pode repassar esse dinheiro mais barato para os clientes também. Sendo assim, o Governo consegue controlar o dinheiro do mercado regulando a taxa do redesconto, os juros de empréstimo do BACEN.

Open Market

Essa é a política monetária mais eficaz que o Governo possui, pois é a que funciona de maneira mais imediata. O Open Market significa a compra e venda de títulos entre o Banco Central e as instituições financeiras. Essa é outra forma do BACEN regular o capital circulante na economia.

Veja só, se o Governo quer tirar dinheiro da economia, ele vende títulos para o mercado com valores irrecusáveis para os bancos. É claro que o banco visa multiplicar o dinheiro que possui em caixa, então ele compra esse título público que o BACEN inseriu no mercado, por uma taxa vantajosa.

Sendo assim, o banco está tirando dinheiro disponível em caixa para comprar títulos, mas ele está sendo remunerado pelo juros que esse título vai oferecer para ele. Agora, quando o BACEN deseja injetar dinheiro na economia, o órgão faz a operação reversa: compra títulos dos bancos. Assim, ele fará ofertas irrecusáveis para comprar os títulos que o banco tem em carteira, deixando a receita da instituição lá em cima.

Gostou desse conteúdo e quer ter acesso a muito mais? Clique aqui e conheça nossa site.

Um comentário sobre “Política Monetária: o que você precisa saber para passar na ANBIMA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *