Certificação CEA: tudo que você precisa saber

No mundo financeiro, costuma-se conhecer bastante sobre as certificações mais básicas da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a CPA-10 e a CPA-20. Contudo, a CEA (Certificação de Especialista em Investimento) é uma certificação também destinada aos profissionais da área, que pode indicar um nível mais avançado na carreira. No artigo de hoje, vamos conferir quais são as especificações dessa prova e o que ter essa certificação representa para o profissional.

Especificações da prova CEA

A CEA, como as outras provas aplicadas e certificadas pela ANBIMA, é realizada pelo computador, com data e horário marcados pelo candidato. Entretanto, a CEA é mais extensa e, consequentemente, exige mais dos profissionais. Sua duração máxima é de 3h30min, contabilizando 70 questões. Para passar na certificação, o candidato deve acertar no mínimo 70% da prova, isto é, obter 49 questões corretas.

Não há pré-requisitos para prestar esse exame, o que significa que o profissional pode “pular” as etapas da CPA-10 e CPA-20 e conseguir direto a CEA. Além disso, o profissional certificado pode exercer as funções da CPA-10 e CPA-20.

Contudo, “pular” as primeiras etapas não é recomendado, como já explicamos aqui. A CPA-10, por ser a certificação mais iniciante, prepara o profissional para o mercado de trabalho e o habitua a ter contato com os conteúdos cobrados e necessários para o trabalho no dia a dia. Se “pular” direto para a CEA, seu esforço de estudos e conteúdos novos será puxado.

A ANBIMA trata suas certificações como se fossem degraus a serem subidos. Um passo de cada vez, acrescentando conhecimentos específicos gradativamente.

Qual é a área de atuação com a CEA?

Você sabia que o mercado possui alta demanda por profissionais com CEA? Sim, apenas cerca de 4 mil bancários têm essa certificação, enquanto o número da CPA-10 chega a 370 mil. Em contrapartida, as instituições financeiras que trabalham com consultoria de investimento precisam apresentar um quadro de funcionário com, no mínimo 75% deles certificados com CEA. Essa é uma recomendação do Código de Regulamentação e Melhores Práticas da ANBIMA.

Portanto, se a procura é alta e ainda há poucos profissionais certificados, a chance de você se destacar e conseguir uma promoção é bem grande.

Afinal, para que o profissional busca a certificação CEA? Para ser um especialista em investimento. Um dos cargos em exercício é Consultor de Investimento. Nesse papel, o consultor lida com produtos de investimentos personalizados, por isso ele precisa do conhecimento que a certificação CEA o proporciona. Ele realiza consultorias especializadas de acordo com as necessidades de cada cliente. É preciso estar pronto para lidar com diferentes situações e proporções de capital.

Outro cargo destinado para CEA é Planejador Financeiro Autônomo. Como planejador, o cliente vai confiar em você para realizar os planejamentos de aplicações, investimentos e indicações de ações financeiras. Ademais, o conteúdo CEA também prepara o profissional para atuar de maneira autônoma, sem depender das instituições e agências bancárias.

Quais são os conteúdos cobrados na prova?

Existem 7 módulos cobrados no exame oficial da CEA. Abaixo, numeramos cada um deles e o que você vai aprender passo a passo.

1 – Sistema Financeiro Nacional e os participantes do mercado – Conhecer os órgãos reguladores e normativos do nosso sistema financeiro brasileiro. Quem realmente manda nas nossas leis? Aqui você vai descobrir.

2 – Noções de economia e finanças – Aprender os termos específicos da área, assim como familiarizar-se ainda mais com o mundo do capital.

3 – Instrumentos de renda fixa, renda variável e derivativos – Diferenças entre produtos de renda fixa e renda variável. Quando indicar um ou outro? É aqui a hora de aprender.

4 – Fundos de Investimento – Tudo sobre fundos de investimento.

5 – Previdência Complementar – Tudo sobre previdência complementar. Lembre-se: um consultor deve saber indicar a melhor previdência complementar para seu cliente.

6 – Gestão de Carteira e Riscos – Gerenciar o fundo de alguém é uma grande responsabilidade. Conhecer os riscos é fundamental para um trabalho mais seguro e assertivo.

7 – Planejamento Financeiro – Qual é a melhor forma de planejar? E como?

Em cada módulo, você aprende de forma mais complexa e aprofundada o que um consultor de investimentos precisa saber para orientar seus clientes. Indicar produtos de investimento, planejar, e gerir carteiras devem ser atividades cotidianas de um profissional CEA. Se você almeja crescer profissionalmente e, até mesmo, alavancar de vez sua carreira autônoma, não espere mais para começar a estudar e conseguir sua certificação.

Para passar de primeira na prova oficial, clique aqui e conheça nosso curso preparatório ANBIMA.

Um comentário sobre “Certificação CEA: tudo que você precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *