Aula infalível 2: tipos de debêntures

Você já deve ter lido nossa primeira aula sobre debêntures, né? Aquela em que falamos sobre as garantias. Não leu? Então dê um pause nessa matéria sobre tipos de debêntures e leia agora mesmo! É só clicar aqui.

Pronto. Agora já leu? Então ótimo! Podemos começar a segunda aula infalível sobre debêntures. Você já conhece suas garantias. Agora chegou o momento de aprender sobre os tipos de debêntures. Vamos lá!

Existem dois tipos de debêntures, com classificações mais detalhada dentro de cada um deles. Os tipos principais são a Debênture Nominativa e a Debênture Nominativa Escritural. Vamos por partes, assim veremos cada uma delas.

Debênture nominativa

Os registros e transferências dessa debênture são realizados pela companhia emissora, ou seja, aquela que lançou as debêntures no mercado atrás de investidores. A empresa emissora anota esses dados em seu próprio Livro de Registros de Ações Nominativas.  Esse livro deve indicar o total de ações e propriedades de cada acionista. É um livro como esse aqui:

Livro de Registros de Ações Nominativas
Livro de Registros de Ações Nominativas. (Foto: reprodução)

Debênture Nominativa Escritural

Nesse tipo de debênture, o negócio funciona ao contrário. Ela é mantida em custódia no nome do investidor, em uma instituição financeira autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). E, aqui, é essa instituição financeira que realizará o registro e controle de transferências e ações. Então, no lugar da empresa emissora, a instituição financeira, em nome do investidor, fará isso.

Debêntures incentivadas

Essa é a primeira coisa que você deve observar antes de comprar uma debênture. Se ela for incentivada, significa que o Governo a incentiva! Em outras palavras, essas debêntures possuem subsídio do Governo e não são taxadas em imposto de renda sobre a rentabilidade acumulada. Isso é um ponto muito positivo! Fique de olho e procure as incentivadas.

Entendeu? Fácil, né? Agora vamos entrar nos detalhes: as classes.

Classe simples

Nessa classe aqui, o investidor recebe o valor do juros previamente estabelecido em dinheiro no prazo combinado. Tudo depende do acordo que foi estabelecido na hora da compra. Isto é, os debenturistas podem pagar seus investidores a cada seis meses, um ano ou apenas na data de vencimento. Tudo deve estar combinado previamente para não surgir nenhuma confusão futura.

Classe permutável

Na classe permutável, o investidor pode receber como pagamento uma permuta de ações. Isso significa que, como pagamento, ele pode receber ações de outras empresas.

Classe conversível

A classe conversível diz que o investidor tem a opção de trocar o valor de resgate por ações da empresa, conforme estiver previsto nos documentos de emissão da debênture.

Onde eu encontro debêntures para investir?

Você pode entrar no site www.debentures.com.br/ e ver quais empresas estão emitindo debêntures, assim como todas as informações para garantir que é um bom investimento, como juros e vencimento. Outra opção é entrar na sua página de cliente da corretora de valores. Lá, haverá uma aba de Debêntures na qual também possui todas as informações necessárias para você escolher sua debênture.

Outros tipos de debêntures

Debênture padronizada

O objetivo das debêntures padronizadas, como o nome já sugere, é padronizar as boas práticas entre os debenturistas e os seus investidores. Para isso, elas seguem as orientações da ANBIMA e atendem os parâmetros mínimos da redação e ordenação de cláusulas. Assim, há a uniformização de cálculos e transparência das informações presentes nas escrituras da emissão da debênture.

Debênture simplificada

Essa debênture tem o objetivo de aumentar os participantes no mercado financeiro, ou seja, aumentar o número de investidores. Sendo assim, a CVM facilita os processos de emissão e negociação, visando a aprovação mais rápida dos registros.

Debênture participativa

Já as debêntures participativas, semelhante à conversível, oferecem ao investidor a remuneração através da participação nos lucros da empresa emissora.

Debênture perpétua

Enfim, essa debêntures é emitida sem data de vencimento e seu pagamento costuma ser periódico, como aquelas empresas que pagam semestralmente ou anualmente seus investidores.

Gostou desse material sobre debêntures? Então conheça nosso curso preparatório ANBIMA e tenha acesso a muito mais conteúdos que são necessários para conseguir sua certificação! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *