É comum qualquer empresa pensar na importância do marketing como um investimento para alavancar os negócios. Mas, assim como as empresas, os profissionais autônomos também precisam se preocupar com o sucesso do seu próprio negócio. A função do marketing pessoal é trabalhar para melhorar a posição desse profissional no ramo do mercado, aumentando seu reconhecimento e seus clientes. E isso envolve, além de construir a imagem do serviço, trabalhar também com a excelência da figura do profissional que o realiza.
Vamos utilizar você como exemplo. Suponha que você vá prestar a CPA-20 para se tornar um investidor autônomo, criando consultorias para empresas e outros investidores (clientes). Para gerar a autopromoção do seu trabalho, você precisa trabalhar no destaque das suas características e pontos fortes. Assim, o cliente vai se identificar mais facilmente com a sua figura e, consequentemente, escolher seu trabalho. Hoje, o mercado está cada vez mais concorrido e o autônomo precisa estar preparado para enfrentar a concorrência. O que te destaca no meio de todos os outros?
Por exemplo, se o seu perfil nas redes sociais mostra seriedade e compromisso, o ideal é manter esse mesmo padrão em todas as publicações. Se você posta uma piada ou alguma brincadeira que não condiz com a sua personalidade, isso vai te gerar unfollows.
Além disso, quem já te acompanha e conhece seu trabalho, precisa manter o interesse de continuar antenado nas suas novidades. Vamos ver como fazer isso acontecer na prática?
Marketing Pessoal: começando
O primeiro passo para estabelecer sua imagem é definir sua missão, visão e valores como profissional. Sua missão é o que você deseja fazer para melhorar o mundo com o seu trabalho. Um exemplo de missão pode ser: tornar o mundo dos investimentos mais acessível para a população, com atendimento de qualidade. Sua visão é como você se posiciona dentro desse mercado e como você pretende realizar sua missão. E, por fim, os valores são características que vão nivelar o seu trabalho: um bom atendimento, dedicação, excelência, honestidade, etc.
Após definir esses 3 patamares, você precisa descobrir como transmiti-los à rede e encontrar seus clientes ali.
O segundo ponto importante é realizar uma pesquisa de mercado. Do que os seus clientes precisam? Como você pode chamar atenção deles? Por exemplo, se a sua missão é difundir a prática de investimentos na população leiga, a primeira coisa a se fazer é despertar o interesse nela. Comece, aos poucos, publicando conteúdos sobre o mercado de ações de maneira introdutória, para conseguir a atenção daquele potencial cliente. Fale sobre as vantagens do mundo dos investimentos e da importância de contratar um profissional da área, assim como você, que pode realizar consultorias financeiras.
Há diversas maneiras de fazer com que a mensagem chegue ao seu cliente: anúncios em redes sociais, e-mail marketing, vídeos no youtube, entre outros. Com o estudo do seu público-alvo você vai perceber em quais redes sociais estão a maior parte dos seus clientes, como Facebook, Instagram ou Linkedin, por exemplo.
Lembre-se: o objetivo do Marketing Digital é construir uma boa reputação e permitir uma prospecção de clientes mais ativa. Gostou das dicas de hoje? Nós da CPA Agora temos certeza de que você terá muito sucesso no seu negócio, seja ele qual for. Para se tornar um consultor financeiro de qualidade, clique aqui e conheça nosso curso preparatório para a ANBIMA.
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