Qual é a idade certa para trabalhar em banco?

Existe uma idade certa para trabalhar em banco? É o que vamos descobrir no post de hoje.

Há um mito de que, após os 30 anos, se torna impossível conseguir trabalho no banco, quem dirá construir uma carreira no mercado financeiro. Mas, como eu disse, isso é um mito que iremos desmistificar agora!

Nunca é tarde demais para ir atrás dos seus sonhos. E a carreira no mercado financeiro é cheia de opções e oportunidades para isso. O que vai contar são suas experiências, não a sua idade.

Não pense que, quem começou desde cedo, lá na faculdade ainda, é melhor profissional do que você, que está se descobrindo na carreira financeira agora. Aposto que você possui muitas qualidades!

O mito dos 25 anos

Esse é o mito que mais atinge os profissionais da área. Mas não é uma regra. Não existe essa regra explícita de idade para contratação nos bancos.

O que pode existir, porém, são os bancos que preferem contratar um profissional “cru”, para moldá-lo nos conformes da empresa. E isso acontece com profissionais mais jovens e sem experiência. Então, eles são contratados para já serem formados e moldados pela empresa.

Mas, veja só, caso o banco venha à falência e precise demitir esse profissional, ele terá dificuldades para se moldar a outro estilo de empresa.

Então, tire essa ideia da cabeça! Se você for bem na entrevista e estiver bem preparado para o cargo, a idade não vai importar para o RH.

“Mas eu nunca trabalhei no mercado financeiro”

É compreensível que o banco procure profissionais mais jovem e inexperientes para os cargos iniciantes. Estagiário e caixa de banco, por exemplo. Mas, para os cargos mais altos, por que não tentar?

Não tenha medo de concorrer com pessoas mais jovens que você. Sério! Você tem experiência de vida e em outras áreas que podem ser vantajosas para o banco. E experiência no mercado de trabalho, como saber lidar com as responsabilidades, com o chefe e com os colegas. Isso conta muito e favorece sua estadia.

E sim, você pode concorrer a uma vaga de gerente mesmo sem ter trabalhado no mercado financeiro antes! E, na entrevista, você deve destacar a sua experiência com as responsabilidades da vida adulta.

Afinal, você paga seus boletos, administra sua casa e suas finanças. E você aprendeu muito com a sua própria vivência.

E, dica esperta: não envie seu currículo para uma vaga de jovem aprendiz. Fique atento às especificações da vaga e ache a certa para você.

Cooperativas de crédito são uma boa opção para mandar o currículo. (FOTO: unsplash)

Cooperativa de crédito

Talvez por desconhecimento, as pessoas em geral acham que apenas os cinco maiores bancos do país oferecem boas vagas de emprego. Mas, isso está mudando. Hoje, o Brasil conta com mais de 100 bancos. Entre esses 100, estão as instituições financeiras de nicho e as instituições cooperativas, onde o cliente também é o dono.

E, como agora você já sabe que não precisa ficar focado(a) nos principais bancos do país, você pode procurar sua vaga também nas cooperativas de crédito. Elas estão crescendo cada vez mais e conquistando um maior público – cerca de 10 milhões de brasileiros.

Pois bem, a diferença é que uma cooperativa é um conjunto, isto é, uma associação de pessoas. Essa associação é formada por voluntários que se tornam sócios e passam a realizar suas movimentações bancárias por ela. Ou seja, cada sócio é dono dessa cooperativa juntamente com centenas ou milhares de outras pessoas.

Existe um valor mínimo para ingressar como sócio. A cooperativa, ainda, não possui fins lucrativos, então seus valores são mais acessíveis do que os bancos tradicionais.

Por essa postura mais coletiva, se torna mais fácil conseguir emprego em uma cooperativa, pois os cargos são mais horizontalizados. Isso significa que você tem uma entrevista de emprego diretamente com seu chefe ou empregador, sem ter que passar por diversas entrevistas e etapas muito burocráticas do processo seletivo.

Essa entrevista direta facilita que o empregador tenha maior simpatia e aproximação com você, aumentando suas chances de ser empregado! Considere essa opção com carinho.

Boa sorte! Se você quer trabalhar em banco e precisa da certificação ANBIMA, conheça nosso curso preparatório clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *