Mamães certificadas: histórias de mães que passaram na ANBIMA

Muitas vezes, as mulheres que estudam para passar na ANBIMA enfrentam diversas jornadas de trabalho: em casa, no trabalho remunerado e com os filhos.

Mesmo com a ajuda do marido, da vovó, da babá, os pequenos pedem pela mamãe. Como conciliar os estudos com essa rotina que demanda muita dedicação?

O intuito dessa matéria é provar para as mamães que é possível sim conseguir sua certificação. Não deixe nunca de acreditar nos seus sonhos e no seu potencial!

As dificuldades

Karina comprou o curso preparatório da CPA-10 mas não consegue encontrar tempo para se dedicar aos estudos. Mãe de dois filhos pequenos, um de 1 ano e meio, e outra de 3 anos, Karina enfrenta uma rotina exaustiva.

Enquanto as crianças estão na escola em tempo integral, ela está no trabalho. Janta, banho, mala para o dia seguinte, fazer os pequenos dormirem… Quando ela vê, pronto, já são 23h! Esse horário seu cérebro não consegue absorver mais nada e o estudo fica para depois.

O que Karina pode fazer para encaixar os estudos em sua rotina?

Bruna e Helena

Olha só quanta fofura! Bruna e Helena (FOTO: arquivo pessoal)

Bruna Ferreira começou a estudar para passar na prova da ANBIMA em novembro de 2016. Na época, sua filha Helena tinha menos de 1 aninho. Amamentação, poucas noites de sono, faculdade de Direito e trabalho remunerado como Assistente Social.

Como Bruna ia encontrar tempo para estudar para um prova que demanda várias horas de estudo  e dedicação? Além do mais, Bruna não tinha muito contato com o mundo financeiro, então os conteúdos não lhe eram familiares.

Ela encontrou um jeito. Ás 22h, quando chegava da faculdade, seu marido e sua filha já estavam dormindo. Então, Bruna aproveitava para começar sua jornada de estudos.

“O lema que eu sempre sigo é viver um dia após o outro. Eu sabia que tinha 3 meses para o estudo, então eu pensei, ‘vão ser somente esses três meses de sufoco e eu vou passar na prova’. Foco!”.

Ás vezes ficando até às 3 da manhã estudando, Bruna aguentava as jornadas do dia seguinte com muito café e foco. Outra dica que ela dá é para criar uma rotina para o bebê. “A Helena sempre dormiu por volta das 20h”. Era importante para ela ter o final da noite de calmaria, para si mesma e para os estudos.

Depois de três meses estudando com essa rotina, Bruna passou na prova da ANBIMA e hoje possui sua certificação CPA-10. O esforço vale a pena pois ele é finito. Ele chega ao fim e a recompensa é gratificante.

Dicas práticas

1- Organização e foco 

Como vimos na história de Bruna, organizar os momentos da sua rotina é fundamental. Além disso, coloque na sua cabeça que são poucos meses de estudo. Tenha foco e se dedique nesse tempo. O esforço valerá a pena!

2 – Utilize de toda a ajuda que puder 

Sua mãe pode te ajudar a cuidar do pequeno? Tem alguma irmã, tia, sogra que possa te ajudar e te apoiar nos seus estudos? Converse com seu marido e negocie esse tempo para você se dedicar, será muito importante para você e sua carreira!

3 – Incorpore os estudos na sua rotina

Fazer simulado na hora do almoço? Explicar a matéria em voz alta para seu filho ou sua filha? Aproveitar os finais de semana para ver as vídeo aulas? Abdicar de algumas horas de sono para ter o silêncio da casa? Pense sobre essas opções.

4 – Atenção ao alto nível de estresse

Viver por muito tempo em uma rotina estressante e exaustiva pode ser muito prejudicial para sua saúde mental e física. A imunidade pode cair, os resfriados podem aparecer e o cansaço toma conta de tudo. Além, é claro, de correr o risco de descontar o estresse em seus filhos.

Por isso, fique atenta e se vigie. Não exceda o seu limite. Tente lidar com a rotina estressante durante essas poucas semanas. Beba muita água, se alimente bem e respire fundo. Depois, quando acabar e sua certificação estiver na mão, relaxe! Descanse e tire um tempo para ver filmes, ler, passear, curtir a família.

5 – Curta os estudos

Para não elevar demais o nível de estresse, aproveite o tempo de estudo! Curta o conteúdo, encare as coisas de maneira mais leve. Sorria. Acorde com o pensamento positivo.

Esses pensamentos de otimismo e positividade podem ajudar (e muito!) a mudar as coisas durante seu tempo de preparatório.

Sucesso na certa! Se restou alguma dúvida, comente aqui embaixo que vamos ajudá-la.

Se você ainda não possui seu curso preparatório para a CPA-10 ou CPA-20, clique aqui e adquira agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *