Hoje você vai desconstruir a ideia de que aplicações financeiras são um bicho de 7 cabeças. Já ouviu falar do Certificado de Depósito Bancário, mais conhecido como CDB? Assim como o Tesouro Direto, esse tipo de investimento pode ser uma ótima opção para aumentar a rentabilidade dos recursos financeiros do seu cliente!
O CDB é um título que o banco gera a seu favor, garantindo que em seu vencimento, você receba o valor emprestado + um rendimento.
Sim, ao aplicar no CDB você está emprestando dinheiro ao banco. Mas por que o banco quer seu dinheiro se ele já tem tanto? Bom, lembre-se de que o banco é um intermédio entre o agente deficitário e o agente superavitário. Sendo assim, ele precisa captar seu recurso para emprestar a outro cliente que precisa daquele dinheiro extra.
Como o CDB funciona?
Para que seja vantajoso para o investidor aplicar no CDB, o banco precisa oferecer um juros em troca desse empréstimo. Justo, não é mesmo? Esses juros podem ser prefixados ou depender de um indexador.
O juros prefixado, como o nome já diz, ele é pré-fixado no momento da aplicação. Então, você aplica já sabendo quanto vai receber de juros na data do vencimento. Agora, quando depende de um indexador (que pode ser a taxa Selic, CDI, TR, etc), o valor do juros vai estar atrelado, isso é, vai depender do valor da taxa no dia do vencimento.
Por exemplo, se você aplicar R$100,00 no CDB hoje, com o juros prefixado de 12% ao ano, daqui um ano o rendimento será de R$12,00. Agora se o juros for, suponha, 100% do CDI, ele vai te pagar o valor inteiro da porcentagem do CDI após um ano.
Existe a cobrança do imposto de renda em cima desse investimento, e ela favorece aqueles que conseguem poupar e se planejar por um período maior de tempo. De acordo com Cintia Senna, especialista em educação financeira, até 6 meses, você paga 22,5% de imposto sobre o rendimento; se deixar de 6 meses até 1 ano, esse percentual abaixa para 20%. Já para aplicações de 1 ano até 2 anos, o percentual é de 17,5% e, acima desse prazo, é de 15%.
Como aplicar no CDB?
Para investir no CDB, você precisa acessar sua conta corrente pela internet, ir ao caixa eletrônico ou tratar diretamente com seu gerente. Informações importantes para checar antes de fazer a aplicação: verifique o valor mínimo de investimento, a data de validade e a taxa que o banco te cobra. No caso do CDB, a taxa é nula.
Por último, o segredo para o sucesso da aplicação é traçar um objetivo, uma meta. Isso torna mais estimulante e diminui a probabilidade de que você desanime e desista no meio do caminho. Essa dica vale também para os seus clientes: mantenha-os motivados!
Se você trabalha em banco e gostou desse conteúdo, clique aqui e conheça nosso curso preparatório para CPA-10 e CPA-20. Não perca mais tempo, tire sua certificação e ajude seus clientes a mudar de vida!
Um comentário sobre “CDB – Certificado de depósito bancário (ANBIMA)”