A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) lançou, no último dia 13, novos selos de certificação para os profissionais certificados. Mas, a novidade maior de todas, é que agora todos os profissionais que possuem o certificado podem aderir ao selo! Esse é um grande avanço, já que antes somente os profissionais que trabalhavam em uma instituição vinculada à ANBIMA tinham permissão para utilizar os selos de certificação.
Isso significa que, os profissionais autônomos, ou aqueles que acabaram de sair da faculdade e ainda não conseguiram emprego – mas já passaram na certificação, não podiam utilizar o selo ANBIMA em seus currículos. Mas agora todos podem! Á partir do dia 13, as imagens também estão disponíveis para os profissionais que não trabalham em instituições vinculas à associação.
Mas o que são os selos?
De acordo com a ANBIMA, os selos servem para “valorizar a capacitação e qualificação do profissional”. Então são verdadeiros selos de qualidade! Ao ver um selo ANBIMA no currículo, a empresa pode ter certeza da capacitação e qualidade daquele profissional.
Além disso, cada certificação possui seu próprio selo: CPA-10, CPA-20, CEA e CGA. Ainda há diversas versões dos selos disponíveis: a versão colorida, positiva, negativa e própria para impressão.
Como posso usar meu selo?
Os selos podem ser usados nas redes sociais para atrair contratantes e chamar a atenção dos profissionais da área, que entendem o valor de uma certificação como a sua. Então Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter são boas alternativas para colocar o selo junto a sua foto de perfil!
Outra opção imprescindível é colocá-lo no currículo para chamar a atenção do RH e do empregador. E se você é um profissional autônomo que vive distribuindo cartões de visita, é uma ótima sacada colocar seu selo de qualidade neles.
Nas assinaturas de e-mail é outra opção interessante, pois, como um bom profissional, você deve receber e enviar muitos e-mails por dia. A presença do selo na sua assinatura torna tudo mais profissional.
Guia de uso Selo de Certificação
A ANBIMA disponibilizou um Guia para o orientar o profissional a utilizar de forma correta o seu selo. Nesse link, você pode clicar diretamente nas opções para redes sociais e compartilhar seu selo na hora. Seja na foto de perfil ou na linha do tempo, mostre a todos a sua conquista!
No Guia você também encontra as especificações de tamanho e cores para materiais impressos e digitais. Para fundos coloridos, há a opção monocromática negativa que dará maior contraste com a cor do fundo, facilitando a visibilidade.
Exemplos de como utilizar o selo
As fotos abaixo são apenas modelos hipotéticos, a cor do selo pode ser escolhida por você através dos modelos disponibilizados.
1 – Cartão de visita
Seu cartão de visitas deve conter as informações necessárias para o cliente entrar em contato com você. Mas nada além do básico. Simples e direto: nome, e–mail, telefone e endereço comercial. O selo de certificação ANBIMA fica harmonioso se for colocado do lado inferior ou superior direito, do lado oposto das informações do cartão.
2 – Display de mesa
O display de mesa é aquele objeto feito para você colocar em cima da sua mesa de atendimento. Então, quando o cliente chegar até você, ele verá seu nome e seu selo ANBIMA. O display não precisa conter informações além do nome, e o selo é só mais um fator de confiabilidade que o cliente pode depositar em você. Aqui, você pode dar maior destaque para ele, deixando-o bem maior que o nome, como demonstra a foto acima.
3 – Currículo
O currículo é o papel mais importante da sua vida se você está procurando emprego em banco! Ele contém todas as suas informações profissionais, de forma detalhada, e será avaliado rigorosamente pelo RH da instituição financeira. Por isso, o selo merece lugar de destaque nele: lado superior direito, próximo a sua apresentação (nome, telefone e e-mail).
4 – Assinatura de e-mail
A assinatura de e-mail pode ter o selo ou não. Como é mais curta e não precisa chamar tanta atenção assim, muitas vezes o profissional opta por abreviá-la com a sigla CPA-10 ao lado do nome, separado por vírgulas, como mostra a foto acima. É o que a ANBIMA também sugere. Entretanto, há a opção de inserir o selo também, como na foto abaixo:
Um comentário sobre “Novidade ANBIMA: novos selos de certificação para todos os profissionais certificados”