Retenção do IR: confira os 6 erros mais comuns nas declarações brasileiras

Segundo o site Infomoney, estima-se que 9 milhões de brasileiros terão seu Imposto de Renda retido por inconsistência. Essa estimativa é da Fraderma Consultores Tributários, e diz que 30% das declarações podem ter que prestar esclarecimento ao Fisco.

O principal problema que leva à inconsistência das declarações de Imposto de Renda é a pressa em preencher o formulário. Em outras palavras, o erro mais comum do brasileiro é deixar para última hora. Vamos conferir quais são os erros mais comuns encontrados nos formulários.

1 – Não declarar todos os rendimentos tribuários recebidos

É comum que, na pressa, o indivíduo esqueça de acrescentar algum rendimento tributário. Isso pode gerar complicações futuras, então preencha sempre com calma, pois o processo de declaração leva dias e precisa de atenção redobrada. Outra dica para evitar esse erro: não preencha quando estiver cansado.

2 – Quando a declaração é conjunta, não declarar o recebimento tributário do cônjuge

Quando optar pela declaração em conjunto, a atenção deve aumentar ainda mais, pois precisa apresentar o rendimento tributário completo de ambos.

3 –  Digitar ponto (.) no lugar da vírgula (,)

O programa da declaração não considera o ponto (.) como separador de centavos. Isso significa que, na declaração do IR, você precisa utilizar exclusivamente a vírgula.

4 – O 13º salário deve ser declarado em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva

Um dos erros comuns é declarar o 13º como Rendimentos Tributários, sendo que ele se encaixa nessa outra classificação.

5 – Declarar planos de previdência complementar VGBL como dedutíveis

A legislação permite apenas dedução de planos de previdência complementar PGBL limitadas em 12% do rendimento tributável declarado.

6 – Declarar doações a entidades assistenciais

O lei só permite declarar as doações que são efetuadas diretamente aos fundos administrados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com limitação em até 6% do imposto devido.

Faltam 15 dias para o fim do IR. Não deixe para última hora! Atente-se às dicas do nosso post e não fique preso na malha fina da declaração.

Até a próxima!

Se você está procurando o curso preparatório ideal para conseguir sua certificação ANBIMA de primeira, clique aqui e conheça a CPA Agora.  

Um comentário sobre “Retenção do IR: confira os 6 erros mais comuns nas declarações brasileiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *