Saiba quais temas mais caem na CPA-10 ANBIMA – e o peso de cada um deles

Se você precisa tirar sua certificação ANBIMA, o peso dos conteúdos que são cobrados na prova é uma informação valiosa. Além de nortear os seus estudos, você consegue ir para a prova mais bem preparado e confiante, pois vai saber o que te espera nas questões. Hoje, vamos saber quais são os temas mais cobrados na prova CPA-10 e qual o peso de cada um deles.

Módulo 1 – Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado

Conhecer o Sistema Financeiro Nacional (SFN) é fundamental para o exame ANBIMA. Ele é a base da economia e de como funciona o nosso mercado financeiro. O peso desse módulo é de 5 a 10%, o que representa 3 a 5 questões.

O que compõe esse módulo? A divisão do SFN, a estrutura do BACEN e da CVM. Basicamente, são cobradas as funções de cada um desses órgãos, que se dividem em executivos e normativos, criando todas as regras que controlam o mercado.

Módulo 2 – Ética, regulamentação e análise do perfil do investidor

Esse módulo possui um peso maior, variando de 15 a 20%. Isso significa que 8 a 10 questões serão sobre ética e o código de regulamentação do investidor. Esse conteúdo é de extrema importância para o bom funcionamento do sistema financeiro brasileiro, pois ele ensina ao investidor quais são as regras que regulam o mercado. Isso inclui o  entendimento sobre o conceito de lavagem de dinheiro e aprender como preveni-la.

Ademais, outros termos mais específicos como suitability podem ser cobrados do profissional, que consiste na adequação dos produtos e serviços de acordo com o perfil do cliente.

Módulo 3 – Conceitos básicos de economia e finanças

Esse módulo pode cair na prova de 5 a 10%, de 3 a 5 questões. Aqui, os conceitos básicos de economia são cobrados, sendo eles: PIB, IPCA, IGP-M, Selic, câmbio, DI, TR, inflação, deflação, volatilidade, entre outros.

É importante ter esses conceitos bem fixados, pois eles são imprescindíveis para seu conhecimento e atuação na área do mercado financeiro, principalmente na consultoria e atendimento dos clientes.

Módulo 4 – Princípios de investimento

O peso desse módulo é de 10 a 20%, de 5 a 10 questões. Nesse módulo, começamos a entrar no papel dos agentes econômicos e as características dos ativos existentes no mercado financeiro. Aqui, você também aprende sobre o que é risco, rentabilidade e liquidez dos ativos.

Esse módulo é uma introdução para os fundos de investimento, assim como conceitos indispensáveis para o entendimento futuro e completo no assunto.

Módulo 5 – Fundos de Investimento

Fundos de investimento é o módulo que mais cai na prova CPA-10 da ANBIMA. Aqui, você vai responder questões sobre as características dos fundos, quem são os profissionais que atuam na área e suas funções, os tipos de fundo que existem no mercado brasileiro, assim como as regras que os regem e a forma de negociação deles.

Dica: aposte seus estudos nesse módulo!

Módulo 6 – Instrumentos de renda variável e renda fixa

Aqui, o principal intuito é saber diferenciar os produtos renda fixa e renda variável e suas características. Você também vai aprender seus canais de distribuição.

Seu peso é de 15 a 25%, representando de 8 a 13 questões.

Módulo 7 – Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL

A incidência desse módulo é de 5 a 10%, 3 a 5 questões da prova. Lembrando que a prova totaliza 50 questões que devem ser respondidas em até 2h. Para ser aprovado(a), você precisa acertar no mínimo 70%.

Nesse último módulo, você entende como funciona o sistema de previdência complementar aberta, incluindo os conceitos básicos e a estrutura da previdência social do país.

Precisa de ajuda para compreender os 7 módulos que são cobrados na ANBIMA? Nós podemos te ajudar! Clique aqui e conheça nosso curso preparatório completo. 

LEIA MAIS: Mercado financeiro: como ser admitido?

Um comentário sobre “Saiba quais temas mais caem na CPA-10 ANBIMA – e o peso de cada um deles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *