As dificuldades de trabalhar em banco – e como lidar com elas

Se você é um profissional que trabalha em banco, deve saber que nem tudo é só alegria. Junto com as vantagens, também há as dificuldades que você enfrenta no dia a dia. E se você ainda não trabalha, mas quer trabalhar, já conheça as maiores dificuldades de trabalhar em banco.

Sobrecarga de tarefas

Quem pensa que ser bancário é moleza, está muito enganado. O que muitos bancários pontuaram é a demanda alta de tarefas diárias. Muitas vezes não é possível realizar todas as tarefas. O segredo é priorizar as mais importantes.

Esse profissional acaba sendo um multitarefas. Além disso, a grande quantidade de relatórios acaba fazendo com que os bancários passem mais tempo preenchendo-os do que atendendo os clientes. E, ah, isso pode fazer você ficar sem almoço algumas vezes.

 Manter a motivação o tempo todo

Sabemos que manter-se animado e otimista o tempo todo é quase impossível. É claro que temos os nossos momentos de altos e baixos, não apenas na profissão, mas também na vida.

Isso é normal. Não deixe que as dificuldades te desmotivem. Seu trabalho será recompensado! Tenha paciência e aproveite os bons momentos. Sabe aquele cliente que te fez sorrir? Aquele elogio do chefe? Aquela meta atingida?

Existem diversos motivos para se alegrar dentro da empresa. Mas, claro, respeite seu momento de cansaço, respire, dê uma pausa. Foque nas coisas boas e volte ao trabalho melhor do que antes.

Sistema travando

Principalmente nas agências mais antigas, a falta de infraestrutura pode ser um fator recorrente. Os bancos cobram que os profissionais sejam qualificados e atualizados, mas a própria agência não contribui para isso.

Enquanto o banco possui sistemas desatualizados e obsoletos, ele cobra metas mais ousadas dos profissionais. Como cumprir metas mais rígidas com o sistema travando? Cabe ao banco tentar conciliar as duas coisas.

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A ética nem sempre está presente

Assim como em qualquer outra profissão, no banco também existem aqueles profissionais que querem passar a perna nos demais, crescendo às custas de outras pessoas.

Claro que isso se torna uma dificuldade, já que a convivência com colegas assim pode incomodar. Mas a questão é: existem pessoas ruins em todos os lugares do mundo. No banco também. Isso não pode atrapalhar o seu trabalho honesto e o seu bom desempenho.

A ética com o cliente deve vir em primeiro lugar. Muitas vezes é comum para o profissional testemunhar falta de ética dos colegas, como ocultar informações do cliente ou vender algo errado só para ficar bem no ranking.

Não é nada legal e nem recompensador crescer às custas de ações erradas e mentirosas, certo? Ignore a conduta dessas pessoas e tenha a consciência limpa de que o seu trabalho é bem feito e ético.

 Gerência despreparada

Muitas vezes a equipe tem vontade e motivação de sobra, mas o líder não tem preparo suficiente para liderar. Não é que a gerência seja ruim. Mas o despreparo precisa ser sanado com uma melhora na liderança.

Saber designar tarefas e funções não é um trabalho tão fácil. O papel do gerente é coordenar isso tudo e ainda encontrar soluções para os possíveis problemas. Então, além da escolha da gerência ser algo muito delicado e importante, deve ser escolhido um profissional motivado.

Com um líder focado e motivado, o resultado será uma equipe unida e bem preparada também.

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