Você já tem a CPA, está participando do processo seletivo de uma instituição financeira mas não sabe se só isso é o suficiente para você ser aprovado? Então leia esse artigo e vamos descobrir isso juntos!
Ter a certificação já é um passo muito importante, mas o RH de uma instituição financeira não vai analisar apenas isso. Logo, ter a certificação ANBIMA não é garantia de que você irá conseguir emprego em banco, principalmente com a alta concorrência que esses cargos apresentam.
Por exemplo, em 2015 a concorrência no Itaú Unibanco foi de 167 candidatos por vaga. Isso significa que dos 18.271 concorrentes, 109 foram admitidos. Mas calma! O Itaú é um dos bancos que mais contrata profissionais anualmente. E não se assuste com a concorrência! O único jeito de vencê-la é a boa preparação e autoconfiança.
Para a boa preparação, você precisa saber que existe uma série de pré-requisitos que o RH do banco vai avaliar e descobrir se o candidato tem. Você precisa ter em mente se você tem os conhecimentos básicos e fundamentais pra aquela posição que você está concorrendo.
1º pré-requisito: certificação ANBIMA
A certificação é um dos itens que o candidato precisa ter. Hoje, o mercado financeiro está aumentando a régua de exigência, então você precisa estar mais bem preparado pra conquistar sua vaga! Além disso, a certificação promove a qualificação para trabalhos com serviço de investimento.
Mas saiba que a certificação te promove um selo de qualidade perante à empresa e te coloca na frente dos concorrentes que não possuem ela. E, consequentemente, te garante uma posição e um salário melhores!
2º pré-requisito: habilidades do candidato
Outro pré-requisito muito importante são as habilidades do candidato. Habilidade de vendas, por exemplo, é um requisito vantajoso para quem concorre a uma vaga em banco.
Além disso, a habilidade de trabalhar com números é essencial. O mercado financeiro trabalha com eles! Então invista na facilidade em fazer contas.
Outras habilidades almejadas pelo banco: habilidade de liderança, inglês fluente e trabalhar bem em equipe. Um currículo bem organizado e apresentado é essencial para mostrar suas habilidades para o RH!
Graduação do profissional
Geralmente, os RH dos bancos buscam profissionais formados em Economia, Administração e, em menor quantidade, Matemática e Ciências Contábeis.
Além disso, existem os cargos mais internos e administrativos que são ocupados por engenheiros, logísticos, gestores de Recursos Humanos, gestores financeiros, profissionais de comunicação social, estatísticas, advogados, informáticos e profissionais de marketing.
Tudo isso constitui na equipe completa que trabalha para o banco funcionar direitinho!
3º pré-requisito: qualidades
Depois das habilidades necessárias para o cargo, é a vez de conferir as qualidades do candidato. Se você é pró-ativo, se você busca o autodesenvolvimento e se você tem senso de equipe, são pontos a seu favor com o RH!
Esses são comportamentos e atitudes que os RHs das empresas buscam nos candidatos durante as entrevistas e nos testes que vão te enviar ao longo do processo seletivo. Lembre-se: o processo seletivo pode ser longo e você precisa estar preparado e empenhado em todas as fases dele!
Experiência em estágios
Não é obrigatório para um candidato a trainee, ou seja, que acabou de sair da faculdade, ter experiências grandes em estágios. Entretanto, se você já é formado e está inserido no mercado financeiro há algum tempo, suas experiências são valiosas!
Não é vantajoso para o banco contratar um profissional que não tenha os conhecimentos necessários para exercer sua função desde o primeiro dia! Então, mesmo que você ainda esteja na faculdade, procura e invista em estágios na área que você planeja seguir.
Como procurar vagas?
Agora que você já tem seu currículo impecável, coloque uma roupa social e vá até os bancos entregar seu currículo e procurar saber sobre a situação das vagas. Além disso, outra saída é procurar vagas pela internet. Os bancos que sempre contratam têm uma aba em seus sites para publicar informações sobre as vagas abertas.
Invista no networking
Isso significa em outras palavras: crie relações interpessoais na internet. Tenha redes sociais como Linkedin e faça muitas conexões por lá. Encontre outros profissionais da área, conversa, peça dicas e crie laços profissionais!
O RH também vai investigar suas redes sociais e sua imagem dentro delas. Cuide disso e deixe tudo muito bem apresentável, principalmente sua foto de perfil, que é o seu cartão de entrada.
Tenha um foco
Uma sugestão que te dou: pesquise mais informações sobre o cargo, converse com pessoas de instituições financeiras que já atuam nessa área e tenha um objetivo muito bem traçado e definido em relação ao que você quer trabalhar dentro do banco. Não vá sem rumo!
Aliás, parabéns por você já ter sua certificação! Se você ainda não tem, saiba que é um dos requisitos básicos para conseguir uma vaga dentro de um banco. Se interessou? Conheça nosso curso preparatório para garantir sua certificação ANBIMA!
2 comentários sobre “Já tenho a CPA ANBIMA, só isso é suficiente para entrar no banco?”