Fiz a CPA ANBIMA e não consigo uma vaga em banco. Como posso me preparar melhor para conseguir?

Você almeja uma vaga no mercado financeiro e descobre que precisa da certificação ANBIMA para consegui-la. Então, você estuda muito e, com esforço, é aprovado na certificação. Ótimo! Parabéns! Mas, depois de algum tempo, ainda não conseguiu aquela vaga dos sonhos que você tanto almejava no mercado financeiro. Aí vem aquela ideia de que você fez toda a preparação à toa e que gastou dinheiro com a certificação. Mas será mesmo que você gastou e fez tudo isso em vão? Confira dicas para se preparar bem e conseguir emprego em banco.

O valor e a importância da certificação ANBIMA

A certificação ANBIMA, seja a série CPA-10 ou CPA-20, é uma certificação que você vai levar para a vida. Ter passado na prova significa que você entende sobre o mercado financeiro, o sistema financeiro, os riscos de investimento e os produtos de investimento. Você é um agente econômico! Nome importante, não é mesmo?

Como agora você é um agente econômico, você participa do mercado financeiro. Poucas pessoas tem o conhecimento que você adquiriu durante o preparatório. Então, tenha consciência de que esse conteúdo vai ser utilizado ao longo da sua vida.

Seja na administração das suas finanças, dos seus investimentos, ou então na conversa entre amigos ou em uma conversa de negócios. Ter conhecimento sobre o mercado financeiro faz com que você se posicione muito bem em relação a esse assunto.

CHA: Conhecimento, habilidades e atitudes

CHA é um conceito de competência do candidato, muito utilizado pelo RH das empresas que buscam profissionais para serem contratados. As siglas do CHA se referem a Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Esses são os três pilares que serão avaliados durante o seu processo seletivo. Mas o que, na prática, elas significam?

Conhecimento: É o sinônimo de saber. É o que o indivíduo sabe, o que ele domina de conhecimento. O que aprendem na escola, na universidade e nos livros.

Habilidades: É o saber fazer. Não basta apenas ter conhecimento, é preciso colocá-lo em prática! Então, as habilidades são a prática do conhecimento, que é a teoria.

Atitudes: É o querer fazer. Logo, as atitudes são o que levam o profissional a executar suas habilidades. É a pro-atividade, o senso de equipe e as escolhas feitas ao longo do processo.

Organize seu foco! (Foto: IStock)

Reconhecimento e foco

Agradeça por você ter passado por essa etapa! Reconheça essa conquista: você teve sucesso e, por acaso, ainda não foi possível ser contratado. Mas tenha consciência que, ou o seu momento está pra chegar, ou pode ser que esse seja sinal pra você melhorar o seu objetivo profissional e seu foco.

Enxergue com mais carinho onde você pode ser inserido, o mercado financeiro está repleto de oportunidades e vagas esperando você! Tenha paciência, vai acontecer. Pode ser que seja necessário um ajuste de foco e uma preparação melhor para que você consiga a oportunidade da sua vida.

Dicas de como se preparar para o cargo

O candidato deve estar ciente e preparado para trabalhar em um ambiente com grande fluxo de informação e com uma dinâmica intensa. Então, esteja sempre alerta e atento ao que está acontecendo na empresa.

E, também, sempre antenado com a realidade, ou seja, o que está acontecendo no mundo. Em outras palavras: leia bastante e se informe! Saber traduzir a situação político-econômica do país é visto como algo muito interessante! Além de dominar o inglês fluente, é claro, uma habilidade essencial e imprescindível.

Ambição, vontade de crescer e curiosidade são características que todo aspirante a profissional do mercado financeiro possui. Você precisa ter essa vontade por buscar sempre mais e estar em constante aprendizado, pois o mercado financeiro se modifica a cada minuto!

Falando em se modificar, os candidatos que têm facilidade de adaptação saem na frente. Seja um verdadeiro camaleão: se adapte conforme o meio em que está inserido.

Além disso, não tenha medo de lidar com grandes responsabilidades! O mercado financeiro por si só assusta algumas pessoas, principalmente aqueles que trabalham com grandes quantidades de dinheiro diariamente. Mas, tendo responsabilidade, não se acanhe diante disso. Você tem conhecimento para isso, agente financeiro!

Outra característica importante para você tomar consciência e já cultivá-la aí dentro: a capacidade de tomar decisões rapidamente. Em outras palavras, isso também significa trabalhar bem sob pressão.

Muitas vezes, dependendo do seu cargo dentro do banco, as grandes decisões sairão da sua boca. Então, de novo, leia bastante e esteja sempre informado para tomar as melhores decisões. Mas, calma, se você está como trainee, iniciando a carreira agora, as grandes decisões serão tomadas pelo seu chefe. Contudo, fique atento e vá aprendendo com ele: preste atenção em tudo que ele fala e faz.

Se, de alguma forma, a CPA Agora pode te ajudar a melhorar seu foco, aproveite a área de comentários e tire sua dúvida com a gente!

Se você ainda não tirou sua certificação, conheça nosso curso preparatório agora mesmo. Clique aqui! 

2 comentários sobre “Fiz a CPA ANBIMA e não consigo uma vaga em banco. Como posso me preparar melhor para conseguir?

  1. André Felipe disse:

    Tenho 26 anos de idade, possuo graduação e contábeis e pós-graduação em Auditoria e Controladoria, e consegui a CPA10, eu ainda tenho chances de entrar em algum banco ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *