Olá caro leitor! Você quer se aprofundar sobre a taxa Selic, aquela que determina o juros da economia brasileira? Então você veio ao lugar certo. Vamos entender melhor como funciona esse indicador e qual a diferença entre a Selic Over e a Selic Meta.
A taxa Selic determina os juros cobrados pelos bancos e, também, estabelece a rentabilidade dos investimentos, como o Tesouro Direto. Além disso, também serve para conceder créditos, financiamentos e/ou consórcios.
Entretanto, a Selic Over e a Selic Meta são estabelecidas de maneiras diferentes e, sendo assim, possuem características distintas, apesar de existir uma relação entre as duas. Vamos entender quais diferenças são essas?
Taxa Selic Meta
A taxa Selic Meta é determinada pelo BACEN (Banco Central) oito vezes ao ano, estipulando qual é a taxa em que os títulos públicos dos bancos serão negociados. O intuito é que esses títulos públicos sejam negociados até a meta da taxa Selic, ou seja, no valor na taxa ou menor do que ela. Daí vem o nome Meta.
Essa é a principal taxa de juros do nosso país, pois é ela que regula todas as outras taxas existentes na nossa economia. Quando a Selic Meta sobe, isso se reflete no aumento de juros, aumento de quanto vale o dinheiro e, consequentemente, até mesmo na geração de empregos e poder de compra do povo.
É o Comitê de Política Monetária (COPOM) quem regula essa taxa, órgão pertencente ao BACEN. Então, à partir de agora, quando você assistir ao Jornal Nacional e disserem que a Taxa Selic foi alterada, saiba que foi durante uma reunião do COPOM e saiba que se refere à taxa Selic Meta. Anotado?
Taxa Selic Over
A Selic Over é a média ponderada de todas as operações realizadas no Sistema Selic durante 1 dia. Calma, já vou explicar o que isso significa.
O Sistema Selic realiza investimentos em Títulos Públicos Federais. No Sistema Financeiro, os bancos negociam dinheiros entre si, certo? E, geralmente, quando há operações de investimento, há uma garantia envolvida na negociação. Normalmente, aqui nesse caso, a garantia oferecida aos bancos são os Títulos Públicos Federais que a outra parte envolvida (geralmente outro banco) possui em sua carteira.
Sendo assim, quando as operações são realizadas com Títulos Públicos Federais como garantia, obtém-se uma taxa, que é a Selic Over. Como essa taxa depende de certas operações e atende a um curto espaço de tempo, ela não é determinada por nenhum órgão, e sim pelo próprio mercado, baseado em suas próprias operações internas.
Principais diferenças
No Brasil, a taxa Meta é sempre 0.10 ou 0.11 maior do que a taxa Over. Por exemplo, a Selic Meta está a 6,50%, então a Over estará a 6,40%.
Dessa maneira, os Títulos Públicos Federais negociados pelo BACEN, pelas instituições financeiras e pelo Tesouro Nacional utilizarão a taxa Over para basear suas negociações. Eles podem fazer isso? Podem. Assim, as negociações alcançam valores mais baixos.
Entretanto, há outras operações interbancárias – entre as instituições internas – que utilizam a taxa Meta como base das negociações. Quer conhecê-las e saber mais sobre esse conteúdo exigido na prova da ANBIMA? Então clique aqui e seja aprovado em até 15 dias!
Um comentário sobre “Taxa SELIC: qual é a diferença entre a SELIC Over e a SELIC Meta?”