Câmaras de Liquidação e Custódia: conheça a Clearing House

No post de hoje, você vai entender para quê servem as Câmaras de Liquidação e Custódia, também conhecidas como Clearing House ou apenas Clearings. Existem hoje no país duas grandes Câmaras de liquidação e custódia, uma direcionada aos títulos públicos e outra aos títulos privados. Continue lendo até o final e fique por dentro desse conteúdo ANBIMA!

Imagine só, você investidor tem interesse em comprar títulos no mercado. Sendo assim, você encontra uma empresa que está emitindo títulos que, na sua visão, possuem alto potencial de rentabilidade, isto é, retorno financeiro. Esse fator acaba te estimulando a investir nessa empresa. A questão é: você vai pegar seu dinheiro e enviar pra essa empresa? O que, de fato, garante a você que ela realmente vai emitir os títulos e colocá-los em seu nome?

Investimento em títulos públicos e privados

Ou então quando falamos do Governo: o que garante que você vai mandar seu dinheiro para o caixa do Tesouro e ele vai emitir os títulos para você? A resposta está aqui: o que garante o sucesso dessa operação são esses sistemas tecnológicos de liquidação e custódia. Então guarde que a Câmara de Liquidação e Custódia é uma tecnologia que viabiliza as operações, ou seja, as trocas de dinheiro e títulos entre as duas partes da operação.

Então, quando você investidor tem interesse em comprar um título público, o seu dinheiro vai para a câmara de liquidação, você manda uma ordem de compra e então o Governo recebe uma ordem de venda. Assim, ele sabe que tem alguém interessado em comprar. A Câmara viabiliza essa operação para que ela aconteça com segurança, e garante que você receba o título ao mesmo tempo em que o Governo vai receber o seu dinheiro como investimento.

Quando falamos das empresas privadas, a operação funciona da mesma forma: através das câmaras de liquidação e custódia. Se há uma ordem de compra, o sistema verifica se existe uma ordem de venda. Se houver, ele viabiliza para que a operação aconteça ao mesmo tempo. Esse sistema garante segurança, lisura e transparência nas operações de investimento. Portanto, é importante que eles existam para que o mercado funcione com mais perfeição.

Quem são as Câmaras de Liquidação e Custódia?

No Governo, que liquida títulos públicos, quem atua é o sistema Selic. Sendo assim, todos os títulos públicos, inclusive as letras financeiras do Tesouro (LFT, LTN, NTN), são liquidados no Selic.

Por outro lado, os títulos privados são liquidados na B3, que é a fusão que surgiu da CETIP com a BMF Bovespa. Essa fusão ocorreu em março de 2017 sendo, hoje, uma grande potência de nível mundial. Os títulos privados liquidados pela B3 são os CDBs, LCI, LCA, CRIs, CRAs, ações, debêntures, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *